terça-feira, 9 de março de 2010

Plantas que ainda curam

Pesquisas mostram que tradição dos remédios caseiros continua viva


Quem nunca tomou um chá preparado com a hortelã fresquinha da horta da avó? Ou experimentou e “torceu o nariz” para o amargo gosto do chá natural de boldo? A tradição de utilizar plantas medicinais como remédio ultrapassa gerações e continua viva, mesmo com o alto desenvolvimento da indústria farmacêutica. Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas do Setor Fitoterápico, cerca de 90% da população no Brasil já utilizou remédios feitos de plantas medicinais.

De acordo com a farmacêutica Sandra Teixeira, grande parte dos remédios comercializados no mercado é encontrada na natureza em sua forma natural. “Não é do conhecimento público, mas quando uma pessoa toma um comprimido de AAS (Acido Acetil Salicílico), está ingerindo um princípio básico encontrado na casca da árvore do Salgueiro”.

No Brasil, dono de uma rica biodiversidade, estima-se que o uso das plantas medicinais tenha começado com os primeiros habitantes indígenas, há 12 mil anos. Além do uso caseiro, as plantas são utilizadas atualmente pela medicina para a fabricação dos remédios fitoterápicos.

Para a aposentada Tereza Pereira da Rocha, sempre quando sente alguma dor, a primeira opção é recorrer às plantas medicinais mantidas em uma horta no quintal de casa. “Tenho mais de dez espécies de plantas aqui na minha casa. Uso muito o chá de alecrim, para dor de cabeça e a carqueja, para as dores de estômago. E não pode faltar hortelã também que além de acalmar é muito gostoso”.

Já quem prefere comprar à manter uma plantação em casa, existem as lojas especializadas. Em Lorena-SP, a casa de plantas medicinais da professora aposentada Vera Lucia Ferreira, disponibiliza mais de 150 tipos de ervas com efeitos terapêuticos. “Tenho plantas pra todo tipo de doença. Hoje em dia as pessoas procuram muito a cana do brejo, que é um anti-inflamatório, a catuaba, para falta de memória e a erva de são joão, que combate a depressão”.

Mesmo sendo uma tradição aparentemente inofensiva, o uso de plantas para medicação deve ser feito com cautela. “Ingeridas da forma incorreta e em excesso estas plantas podem ser prejudiciais. As pessoas que tem algum tipo de doença, como hipertensão e diabetes, por exemplo, e que utilizam chás diariamente devem comunicar a seus médicos, pois em casos de reação adversa, os especialistas saberão o que fazer”, declara a farmacêutica, que ainda alerta para o conhecimento necessário para utilização das plantas. “Existem plantas diferentes com o mesmo nome, e uma mesma planta com diversos nomes populares, de acordo com as regiões”.

Para evitar problemas com o uso incorreto destes produtos, o Ministério da Saúde aprovou em 2008, o Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, que deve ser implantado em todas as cidades brasileiras nos próximos 10 anos. Com a regulamentação a intenção é disseminar o uso da terapia. Atualmente dois remédios, feitos à base de guaco (para tosse) e espinheira-santa (para úlcera e gastrite), estão disponíveis na rede publica de saúde, em cerca de 400 municípios.

Segundo os organizadores do programa os medicamentos fitoterápicos utilizados pelo SUS são aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e, por isso, são considerados seguros e prometem fazer o mesmo efeito que um medicamento sintético.

Dicas para aproveitar melhor a planta

- Ao fazer um chá, nunca ferva as folhas. Jogue água fervida sobre elas e deixe em infusão por até 5 minutos. Depois, coe.

- Talos de plantas, em geral, também podem ser fervidos.

- Prefira adoçar o chá com mel, que é mais saudável e tem propriedades anti-inflamatórias.

- Só colha ervas em dias de sol. Isso diminui o surgimento de fungos.

- Deixe as folhas secarem à sombra e guarde dentro de embalagens de vidro bem fechadas.

- Não guarde chás prontos em recipientes de plástico. Prefira os de vidro, que conservam melhor e não liberam polímeros na água

5 comentários:

  1. Ei Leonardo. NUNCA foi minha intenção cometer plágio. Tanto é que o texto começa indicando onde foi que encontrei o texto (vide http://curiosidadesdeana.blogspot.com/2010/02/40-motivos-para-casar-com-uma.html). muito chato isso... se ofendi o autor, peço desculpas...

    ResponderExcluir
  2. gostei, vai me ajudar no projeto q irei desenvolver com minha turma de sducação infantil

    ResponderExcluir
  3. Oie Zulmira!! Obrigado pela visita!!!

    Infelizmente estou sem tempo para atualizações aqui...

    Mas que bom que o texto te ajudou!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo blog!!!
    Embora trabalhe na mesma instituição que vc não o conhecia...
    prazer!!!
    saude e paz, felicidades...

    ResponderExcluir